http://artessemfronteiras.blogspot.com/
http://art100fronteiras.blogspot.com/
Cidade de Montenegro - RS
HISTÓRIA DA CIDADE
HISTÓRIA DA CIDADE
Montenegro surgiu pela divisão de terras de fazendeiros que povoaram a região por volta de1740. Depois dos pioneiros colonizadores portugueses, paulistas e açorianos, chegaram os imigrantes alemães e italianos. As famílias que eram enviadas para as colônias novas, ao invés de seguir até a serra, optaram por se estabelecer em Montenegro, a partir do rio Caí.
Originalmente Montenegro integrava a Vila de Porto Alegre. Por volta de 1835 o território Rio Grandense já contava com novas subdivisões. Montenegro, à época chamada de Porto das Laranjeiras, era então distrito de Vila de Triunfo. Em cinco de maio de 1873, com o desmembramento de Triunfo, nascia a freguesia de São João de Monte Negro, instalada oficialmente em quatro de agosto de 1873.
A Vila de São João de Monte Negro foi elevada à categoria de cidade em 14 de outubro de 1913, com a denominação de São João de Montenegro. Em 1938 a Divisão Administrativa e Judiciária do Rio Grande do Sul finalmente apresentava o município com o nome de Montenegro.
FERROVIA - ESTAÇÃO DA CULTURA - MAN
A cidade contava com trilhos da Rede Ferroviária Federal, vinda do braço de São Leopoldo. A ferrovia de Montenegro foi inaugurada em 1909. A linha férrea levou progresso e desenvolvimento a toda a região de Montenegro. Foi a viação férrea que deu largo impulso a outros municípios da região, tais como Maratá, Salvador do Sul e Barão. A Estação férrea de Montenegro expandiu-se, recebeu reformas e melhorias em 1932 e depois de novo em 1950. O movimento de cargas e passageiros nesta região do Caí foi desativada no final da década de 1960. O prédio da estação Montenegro foi restaurado para abrigar um centro cultural na cidade. Quando estiver pronta a obra de restauração, deverá estar à disposição da comunidade um amplo complexo de lazer e cultura com cerca de 45 mil metros quadrados.
Museu Histórico
O acervo ultrapassa 10.000 itens, incluindo objetos e fotografias. Parte dele está exposto no prédio, remontando cenas que remetem a situações que já fizeram parte do cotidiano. O Museu foi criado em 24-06-1978, como Museu Histórico Municipal. A alteração do nome ocorreu em 31-03-2006, em homenagem a uma das fundadoras.
Dotado de 3 pisos estacionamento próprio oferecendo conforto aos cisitantes em termos gerais
FOTOS DAS OBRAS SENDO CONFERIDAS E FOTOGRAFADAS "PRIMEIRO MOMENTO"
Não é possível colocar aqui todas. O objetivo e levar ao conhecimento do artista a rotina de conferencia das obras ao recebermos e ao devolvermos.
Até 25 de julho você ainda pode visitar a exposição EcoArt no Museu de Arte de Montenegro RS. Onde poderá apreciar as obras de 59 artistas de vários estados brasileiros e também artistas internacionais conforme relação abaixo.
Artistas participantes
Aida Ferraz- RS.
Alvaro Azzan– SP.
Angelo Hasse – PR.
Arissana Pataxó – BH.
Biba Mattos – RS.
Cibele Oliveira – RN.
Clarice Barbosa - PR
Dalva Lucchese – RS.
Dina de Souza - Portugal
Edilia DI Primio - RS
Edilma Rocha - CE
Fátima Marques - Portugal
Ferreira Pinto - Portugal
Florbela Rubia – IT.
Francisco Lacerda - Portugal
Gonçalo Mexia - Portugal
Graça Gomes - RS
Helena Rezende - RS
Heloisa Stumpf - RS
Isabel Alfarrobinha - Portugal
Isabel Chora - Portugal
Itelvino Jahn - RS
Izabel Litieri - SP
João Morais - PI
Judith Grillo - RS
Juliana Martini – PR.
Karla Bratfisch – SP.
Kim Molinero - Portugal
Lisete Steinstrasser – RS.
Lili Laranjo - Portugal
Manuela Calado - Portugal
Marcelo M Teixeira - RS
Marcia Buhrer - MT
Margusta - Portugal
Marilou Bernardi - RS
Maria E. Simões - MG
Maria Lourdes Auler - RS
Maria Oliveira Reis - Portugal
Marineusa Lopes - RS
Marta Cordeiro - Portugal
Miquelina Ribeiro - Portugal
Neiva Kulzer - SC
Neiva Passuello - PR
Neusa Negrão - Portugal
Nina Ponces - Portugal
Olinda Lima - Portugal
Paulo Braz de Oliveira - PR
Regina Affonso - Portugal
Regina Disconzi - RS
Rejane Trein - RS
Rosalia Valente dos Santos - Portugal
Sara Vieira - Portugal
Tânea Brum - RS
Tânea Leal - RS
Tanira Dornelles - RS
Teresa Martins - Portugal
Thays Renk - RS
Ubiratan Lima – RJ.
Vildete Pessutto - RS
Angelo Hasse - Curitiba PR.
Jornal "o progresso"
Cultura
De acordo com a curadora da exposição, Jô Oliveira (na foto conversando com os artistas), “o Grupo Artes 100 Fronteiras foi se desenvolvendo aos poucos, com o objetivo específico que é divulgar e enaltecer a arte e o artista”. Atualmente o grupo é composto por 286 artistas de várias partes do mundo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário