Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bienal de Sesimbra 2010

 De 31 de Julho a 29 de Agosto 2010
A Bienal Internacional de Artes Plásticas volta a reunir perto de uma centena de artistas de todo o mundo que apresentam em vários espaços públicos do concelho obras de escultura, cerâmica, pintura, desenho e joalharia. Lagoa Henriques, um dos grandes vultos das artes em Portugal, é homenageando durante esta 5.ª edição. 
Texto de Apresentação da 5.ª edição da Sesimbra Art Spaces
Tornar a cultura acessível aos munícipes e a todos aqueles que visitam o concelho é uma ideia que a Câmara Municipal tem posto em prática nos últimos anos, das mais diversas formas. Iniciativas como as Conversas ou os Concertos na Capela, que para além de oferecerem excelentes palestras e momentos musicais levam o público a conhecer o magnífico exemplo de preservação do património que representa a Capela do Espírito Santo dos Mareantes, assim como o seu valioso espólio de Arte Sacra, ou as Jornadas Medievais, que para além da música permitem o usufruto de um cenário único que é o Castelo de Sesimbra, são dois dos exemplos desse trabalho. 
A Sesimbra Art Spaces, Bienal Internacional de Artes Plásticas de Sesimbra apresenta-se, contudo, como um dos momentos mais representativos desta linha estratégica. De dois em dois anos, perto de uma centena de artistas das mais variadas proveniências ocupa, com a sua arte, diversos espaços públicos do concelho, e aproxima-se assim de um público interessado, curioso, atento, que provavelmente de outra forma não teria acesso a estes trabalhos. O conceito de levar a arte e a cultura ao público ou facilitando a sua compreensão acaba por ser a imagem de marca da Bienal, que nesta 5.ª edição, para além das exposições de escultura, cerâmica, pintura, desenho e joalharia, presta uma merecida homenagem ao mestre Lagoa Henriques, nome cimeiro das artes plásticas em Portugal. 
Importa lembrar que organizar um evento desta natureza implica uma logística complexa, só possível com a parceria da recém-criada associação Casa das Artes de Sesimbra e dos seus responsáveis que, nos últimos tempos, têm dedicado, de forma voluntária, todo o seu tempo para que a Bienal regresse ao município com obras que nos surpreendam e nos fiquem guardadas na memória. A todos aqueles que contribuíram para que Sesimbra possa continuar a contar com a Art Spaces, e a todos os artistas que mais uma vez se prontificaram a estar presentes, o nosso sincero agradecimento.

 Por Claudiones R. 

Nenhum comentário: